Total de visualizações de página

domingo, 5 de abril de 2009

PASCOA



Poucos sabem que a páscoa teve sua origem no Egito, quando o povo de Israel estavaprestes a sair da escravidão egípcia.




Bem distante das simbologias hoje conhecida, o verdadeiro simbolo da páscoa é o Cordeiro. segundo o livro de Êxodo no seu capitulo 12 e versículos 3 e 5, o animal, que podia também ser um Cabrito, deveria estar sem mácula, macho e de um ano de idade. porém o mais importante no animal, era o seu sangue que seria posto nas ombreiras das portas, nas vergas e nas casas onde o animal fosse sacrificado (Êx. 12:7). A carne deste cordeiro, deveria ser consumida por completo, assada no fogo, com pães asmos e com ervas amargas, nada poderia sobrar, porém havendo sobras, essas deveriam ser consumidas pelo fogo (Êx. 12:8~10)




Os Israelitas deveriam comer o sacrifício prontos para viajar, já que a primeira páscoa representou para eles, sua saída do Egito, a libertação eterna da escravidão imposta por Faraó (Êx. 12:13~14). A palavra PÁSCOA deriva de uma palavra hebraica que significa PASSAGEM (Do hebreu "peschad", em grego "paskha" e latim "pache" – significa "passagem) (Êx. 12:13); Deus, através da obediência do seu povo, os pouparia da última e desoladora praga que assolaria o Egito, A Morte dos Primogênitos (Êx. 12:12~13); o sangue seria o sinal da obediência de Israel e do pacto firmado por Deus, delimitando a ação do Exterminador na sega dos primogênitos (Êx. 12:13), fora um golpe fatal no coração do Grande Egito, Faraó encabeçou com seu filho a lista dos óbtos, e em toda casa egípica havia um morto (Êx. 12:30), desolado, a Grande Estrela da Manhã manda chamar Arão e Moisés na mesma noite, ordenando que deixassem o Egito, para servir ao Senhor (Êx. 12:31), o povo de Faraó estavam tão aturdinados e tementes da próxima ação Divina que temiam a morte, a ponto de apressarem o povo judeu a sairem depressa do Egito, e lhe rogavam a Benção (Êx. 12:32~34), assim, os descendentes de Jacó sairam vitoriosos, levando despojos de guerra (Êx. 12:35~36), findava-se portanto 430 anos de escravidão do exército de Deus (Êx. 12:40~41).




Havia mais uma ordenança à festa da páscoa, era exclusiva do povo judeu, estrangeiros não podiam participar, caso desejassem deveriam igualhar-sem aos judeus, circuncidando-se, quem não respeitasse a regra, não poderia participar da festa (Êx. 12:43~51). Esses mandamentos e sua história deveria se passar para as futuras gerações como "A Páscoa do Senhor", o dia em que Deus matou o inimigo, e popou seu povo do juízo (Êx. 12:24~28). A Páscoa marca o Início do calendário judaico (14º dia do 1º mês), à tarde celebrava-se à Passagem (Páscoa), lembrando sempre da fidelidade de Deus para com seu povo (Lv. 23:4~8).




primitivamente, a páscoa foi instituída como marco da libertação do povo judeu, quando o Senhor "Passou por cima" (Êx. 12:13) das casas judias e livrou os primogênitos de Israel da Morte. Como vimos, o simbolo da Páscoa é um cordeiro, que seria imolado, seu sangue marcaria a casa dos que serviam a Deus, sua carne consumida por completo, e só o povo de Deus poderia participar desta grande festa, e se mais alguém assim desejasse, teria que circuncidar-se para ser como Israel. O Cordeiro é a ligação entre Jesus e a Páscoa. No Capítulo 2 do evangelho de João, versículo 29, O profeta afirma:




Este é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo




O profeta Isaías, no seu capítulo 53, versículo 7 fala do Messias como um cordeiro mudo levado ao matadouro. Jesus é o nosso Cordeiro Páscoal. Assim como a nação de Israel encontrava-se presa ao Egito, nós estávamos presos ao mundo e necessitávamos do Cordeiro para ser imolado, a fim de nos poupar do juízo de Deus a este mundo. O deus Bendito teve o prazer de oferecer Jesus como expiação pelo nosso pecado (Is. 53:10), pois o sangue de seu filho nos purifica de todo pecado (I Jo 1:7,9; 2:2/Rm 5:9/Ef 1:7/Hb 10:19/I Pe 1:17), através desse sangue temos liberdade de chegar ao Deus Eterno. Àqueles que tomam a Cristo como sacrifício Páscoal de Deus, devem entender as exigências Divinas: Estar apto para viajar, comer a carne do cordeiro, marcar sua morada com seu sangue, e ser circuncidado para ter direito de assim usufluir da festa.




Se em nossas vidas, não estivermos esperando a redenção do Salvador (I Tess 4:16~17/Ef 1:7), não participarmos da carne do Cordeiro (Jo 6:53~54), se não tivermos a marca do snague de Cristo em nossa vida, que poderar nos purificar (I Jo 1:7/Apc 12:11) e não nos moldarmos as exigências Divinas (Mt 10:38; 16:24~25), então não seremos aptos para libertação que o Senhor tem nos Preparado (Ef 1:5,12).




Esse é o significado da páscoa: LIBERTAÇÃO, REDENÇÃO e ZELO DE DEUS PARA COM SEU POVO. Temos na ressureição de Jesus o nosso Passar por cima, pois quando Jesus ressucitou, venceu a morte e nos legou um futuro com Deus, pois como primícia da ressurreição afirma: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; João 11:25 "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?" (I Co 15:54~56), foi derrotada na ressureição! Jesus é a nossa Páscoa! Coelhos e Ovos não tem lugar nesta comemoração tão pura e objetiva, não possuem conexão com a páscoa, antes são simbolos tirados de cultos pagãos relacionado a deusa Ostera, O chocolate também possui o seu significado, e como o coelho e os ovos, sua conexão não são relacionadas a bíblia, mas possuía um sentido sagrado para outras civilizações (Ver mais detalhes). Infestamos simbolicamente a Páscoa do Senhor com ícones que nada mais são do que antigos costmeus de cultos pagãos, e nada lembram o verdadeiro sentido da páscoa.




Celebremos a Páscoa! comemoremos a Jesus Cristo, O nosso Cordeiro!!! nos despojemos dos costumes pagãos, purifiquemos nossas atitudes, transformemo-nos em homens dignos de participarmos dessa festa, não sejamos néscios em alterar uma instituição Divina. Que Deus encontre em nossas portas a marca do sangue de seu Cordeiro, e assim sejamos poupados contra a ira vindoura.

postado por: Francisco Rosa 05-04-09
postado antes por: João Gregorio (PROTESTO CRISTÃO)