Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

UM CLICK



Estamos vivendo em meio a uma sociedade de transformações constantes que mexe com a nossa vida de uma forma radical. Acredito ser importante nós pais, professores, filhos, alunos; refletirmos sobre a presença das novas tecnologias que cercam as nossas vidas. Temos que nos apropriar da sabedória de Deus (sua Palavra), e educar nossos filhos e alunos, sobre o assunto (as tecnologias) de uma forma crítica e criativa.
Estamos vivendo, no mundo globalizado, na era da informação e do conhecimento, do desenvolvimento tecnológico.
Na visão de alguns especialistas estamos vivendo na era da ourora de uma nova renascença, desencadeada de uma revolução nas comunicações, com um enorme empacto em todos os aspectos de nossas vidas, na educação, na cultura, no trabalho e no mundo dos negócios. Mudanças que sinalizam para uma profunda transformação da prática, tanto na educação secular quanto na educação cristã atráves da EBD.
Exemplo: uma série de pesquisas vem mostrando que os brasileiros investem mais tempo vendo TV e navegando na WEB do que lendo. 18,4 horas, assistindo TV; 17,2 horas, ouvindo rádio; 10,5 horas, navegando na net; apenas 5,2 horas, lendo (www.nopword.com).
Notamos que as tecnologias modernas do século 20, trouxe para o cotidiano das pessoas uma série de mudanças nos modos de acessos ao conhecimento, nas formas de relacionamentos interpessoal, nas instituiçoes e processos sociais e outros. A vida cotidiana esta mergulhada nas modernas tecnologias de comunicações, e isso traz grandes desafios para os campos da educação secular e da educação cristã.
Por outro lado, a mídia pode ser um forte aliado no desenvolvimento dos jovens, tanto em casa, na escola ou na rua.
A questão principal é que ela seja de boa qualidade e uqe não sacrifique as outras atividades, como por exemplo atividades físicas. Quando se percebe que crianças e adolescentes passam mais tempo na mídia eletrônica do que na escola ou em qualquer outro tipo de atividade de lazer, alguma atitude precisa ser tomada.
O papel do professor em meio a esse mundo tecnológico não é somente saber transmitir o conhecimento Bíblico para os alunos, mas estimular os alunos a usarem os recursos que a ciência coloca a disposição deles para que criem inúmeras possibilidades que permitam o crescimento na graça e no conhecimento e também o sentido correto de pensar, de agir e de viver o que Jesus ensinou.

Nenhum comentário: